Roteiro da pedagogia Risiv

ESTAMOS A DESENVOLVER  O ROTEIRO DA PEDAGOGIA RISIV

Os PIS, projetos de impacto social, são complexos e por vezes difíceis de apreender completamente. De facto, em geral, relacionam-se com uma grande variedade de campos de ação e podem assumir diferentes formas de acordo, por um lado, com as necessidades da comunidade e do território onde são implementados e, por outro lado, com os desafios sociais com que estão a lidar.

Por esta razão, a primeira produção intelectual RISIV (IO1), implica a criação de um chamado roteiro pedagógico. Em resumo, este último visa melhorar a nossa compreensão dos PIS, a sua conceção, desenvolvimento e implementação. Este roteiro, portanto, combinará a teoria por detrás da pedagogia RISIV e os elementos práticos que requerem a perícia dos profissionais da área. Para investigar e identificar a procura de projetos de impacto social, o consórcio irá pôr em prática uma investigação de campo e recolher informações sob a forma de uma análise de lacunas (grupos focais e entrevistas com peritos e jovens).

Isto permitir-nos-á, por exemplo, individualizar um conjunto preciso de competências – um quadro de competências – para jovens trabalhadores e jovens voluntários que trabalham em PIS. Como consequência, os profissionais poderão contar com este material ao desenvolver um projeto de impacto social nas suas comunidades locais em toda a Europa.

Existem, de facto, muitos jovens que lutam com a educação formal ou, mais geralmente, pessoas com menos oportunidades ou situações de abandono escolar. Neste contexto, o RISIV visa oferecer a estes jovens, com idades entre os 13-17 anos, novas oportunidades de praticar a cidadania ativa nos seus ambientes comunitários.

Finalmente, o projeto RISIV irá criar materiais diferentes e interligados: é neste sentido que a primeira produção intelectual servirá de base para a segunda, o que implicará a criação de um Curriculum para os assistentes sociais. Em geral, o quadro do RISIV pretende apoiar a Estratégia da Juventude da UE a ser transferível e valiosa entre países e numa variedade de contextos, gerando resultados apoiados por princípios comuns de participação e educação para a inclusão social a nível internacional.

Leave a Reply