Sabe o que são PIS?

Sabe o que são PIS?

Se não souber exactamente em que consistem mas está interessado em conceitos como Envolvimento, Inclusão, Participação local dos jovens e Educação para a Cidadania Global

O RISIV é tudo sobre ele

RISIV significa Social Impact Volunteering for Youth e é uma parceria transnacional financiada por Erasmus+, que consiste em 6 organizações focadas na juventude em diferentes países europeus: França, Reino Unido, Espanha, Chipre, Portugal e Itália.

O principal objectivo é fornecer um modelo de inclusão social através de um processo de concepção e teste que produzirá orientação e material de apoio para os trabalhadores e jovens. O RISIV irá oferecer uma variedade de ferramentas didáticas para que possam ser agentes activos dos seus próprios projetos de voluntariado para o impacto social. Os resultados do projecto serão obtidos durante um período de 24 meses, entre Março de 2021 e Fevereiro de 2023.

Os jovens trabalhadores podem ser aqueles que planeiam, implementam e avaliam ativamente os seus projetos, tendo sempre em mente os valores do voluntariado e do serviço comunitário. O RISIV tentará reforçar este objetivo através da criação de “equipas de trabalho” de jovens líderes e voluntários, que aprenderão fazendo. Eles implementarão os seus próprios projetos de impacto social (PIS) e os resultados serão transnacionais. Ter uma perspectiva de diferentes países será um aspeto enriquecedor dentro do esquema global de promoção dos mesmos valores e prossecução do mesmo objetivo: oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para os trabalhadores e líderes juvenis e para as comunidades correspondentes com quem trabalharão.

Ter um bom impacto social pode ser difícil se não se tiver uma rede que também queira envolver-se no projeto. Por conseguinte, o envolvimento de diferentes membros e partes interessadas da comunidade será essencial na implementação dos PIS e extremamente interessante para ver como os jovens se reúnem para abordar um problema local.

A ideia central que está por detrás dos PIS é “que as pessoas estão dispostas a participar para ajudar outros necessitados nas suas comunidades; e que há valor e benefício em aprender sobre questões sociais nas comunidades locais e globais” (Gabinete para a Sociedade Civil).

Há muitos jovens, que são capazes de detectar a raiz de uma questão social, mas faltam-lhes os instrumentos para encontrar uma solução possível ou para reunir diferentes actores sociais para pôr a solução em prática. Queremos que tomem medidas e pensem nos seus próprios bairros e zonas, para que possam desenvolver soluções locais para eles. O RISIV promoverá este compromisso, oferecendo aos jovens trabalhadores e jovens metodologias e recursos práticos e não formais para implementarem os seus próprios PIS.

As equipas de trabalho (compostas por trabalhadores de jovens, facilitadores, grupos de jovens e “líderes de pares de jovens”) terão de pôr em prática um PIS que tem de estar relacionado com o serviço comunitário, voluntariado e aprendizagem num ambiente não formal. Definirão qual o projecto acessível que pretendem fazer e geri-lo-ão com o apoio de cada parceiro nos diferentes países. Um feedback bilateral entre os materiais criados pelos parceiros e os esboços dos SIPs terá lugar constantemente. Este intercâmbio permitirá aos jovens trabalhadores implementar as suas ideias e aos parceiros recolher feedback e melhorar os materiais a serem criados no âmbito do RISIV:

  • O Roteiro de Pedagogia RISIV
  • O Currículo RISIV para Jovens Trabalhadores
  • O Pacote de Recursos e Orientação do Líder Jovem RISIV para o Voluntariado com Impacto Social
  • O Conjunto de Ferramentas Digitais RISIV
  • As directrizes RISIV das partes interessadas: criação e implementação da abordagem RISIV nas localidades de trabalho dos jovens com jovens entre os 13 e os 17 anos

Fique atento graças a esta web e aos nossos canais de comunicação para saber mais sobre o projecto e as actividades futuras a serem envolvidas.

Leave a Reply